terça-feira, 23 de outubro de 2007

A Revolução Brasileira: um diálogo entre Nelson Werneck Sodré, Caio Prado Júnior e Celso Furtado.

Neste artigo recuperamos o pensamento de três representantes da esquerda intelectual do país que no
decorrer da década de 1960 se encontravam refletindo acerca das transformações que vinham se processando
nas instituições políticas, econômicas e sócio-culturais da sociedade brasileira. Trata, de modo mais
específico, das diferentes idéias de Revolução que circulavam naquele período entre os seguintes autores e
suas respectivas obras: Nelson Werneck Sodré, “Introdução à Revolução Brasileira”; Celso Furtado, “A
Pré-Revolução Brasileira” e Caio Prado Júnior, “A Revolução Brasileira”. Para tanto vamos explorar os
pontos de convergência e divergência entre o pensamento destes intelectuais, demonstrando, assim, as
diferentes interpretações sobre as possibilidades de se realizar a Revolução no Brasil.

4 comentários:

Inventário do dia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inventário do dia disse...

Perdão, eu esqueci de colocar meu endereço eletrônico: helio.agrarista@gmail.com

Inventário do dia disse...

Boa tarde, eu li com atenção seu post e fiquei bastante interessado em seu trabalho. Gostaria de saber como posso obter uma cópia deste trabalho, pois neste momento, estou desenvolvendo uma pesquisa muito similar as suas proposições.

Desde já o meu muito obrigado, ,

saudações fraternas,

Hélio de Lena Júnior
Doutor em Ciências Sociais com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA - UFRuralRJ)

Inventário do dia disse...

Carissima,

me desculpe pelo silêncio destes meses, mas estive envolto em problemas profissionais que agora começam a desanuviar.

Minha pesquisa deu uma parada em virtude do início do semestre na IES que trabalho; entretanto, retomo agora às atividades.

Fiz poucos progressos em meu tema, ainda me falta um recorte metodológico para que eu possa prosseguir a pesquisa. Tenho feito leituras esparsadas, mas o corte ainda não encontrei.

Em uma mensagem você disse que poderia mandar o capítulo de seu trabalho. A proposta ainda está de pé?

Vou ficando por aqui, deixando dois contatos:

e-mail: helio.agrarista@gmail.com
msn: helio.agrarista@hotmail.com

Um grande abraço fraterno,

atenciosamente,

Hélio.

ps1: me desculpe usar este expediente, desconfio que perdi teu endereço eletrônico.